quinta, 24 de novembro de 2016 às 11h:46

O Canal Educação desenvolveu no mês de novembro aulas interdisciplinares com o tema gerador Arte da Escola. A Unidade Escolar Tomáz Francisco de Sousa, localizada no município de Queimada Nova, foi destaque com a realização da I Feira de Conhecimento, Arte e Cultura.

Com a orientação das professoras Juscilene Maria de Sousa e Telma Coelho Amorim, o projeto foi uma oportunidade para os alunos mostrarem diversas habilidades e também socializar entre demais educandos, educadores e comunidade em geral. 

A feira enfatizou os temas “Cultura Afro-brasileira e indígena”, como uma forma de estudar nossas raízes. Visou ainda o reconhecimento e a valorização da identidade, como também da cultura e da história dos índios e dos negros brasileiros, aprofundando estudo sobre comunidades indígenas e Quilombolas do município de Queimada Nova. O município conta com uma Comunidade indígena reconhecida, “Índios Cariri” e três comunidades Quilombolas reconhecidas: Quilombo Sumidouro, Quilombo Pitombeira e Quilombo Baixa da Onça.

Durante esse período foram desenvolvidas várias atividades em todas as turmas da escola, tais como: visita a comunidades indígena e quilombola , paródias, danças, dramatizações, coreografias, slides, pinturas corporais e adereços que caracteriza os povos indígenas, apresentação dos símbolos indígenas, jogral, resultado do concurso de desenho, poemas, dança “Olodum Maré”, história da capoeira, exposição de estandes de comidas africanas e indígenas, estandes de varias coisas feitas de materiais reciclados (Expostos pela Escolhinha Manoel Gomes), desfile para escolha da beleza negra e indígena, capoeira e roda de samba apresentado pelo grupo Quilombo Pitombeira. Todas essas atividades foram apresentadas na culminância do Projeto nos dias 22 e 23 de novembro de 2016, nos turnos manhã e noite.  

COMENTÁRIOS



Realização