quinta, 23 de fevereiro de 2017 às 10h:08

O filme longa metragem “A última primavera vai chegar” foi gravado no período de meados de Outubro a novembro de 2016 pelos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio e PRONATEC da Unidade Escolar Landrí Sales em São Pedro do Piauí sob a orientação da coordenadora Aparecida Barbosa e do auxiliar Mário Paiva, que escreveu o roteiro e selecionou o elenco.

Mário Paiva que à época era mediador do Canal Educação, modalidade na qual estuda a maioria dos alunos que participaram do projeto, considera muito relevante este trabalho, uma vez que o mesmo foi feito exclusivamente pela comunidade escolar, “Nós gravamos tudo com muito pouco recurso, e sem o auxilio de nenhum profissional dessa área. E nós só conseguimos porque desde o pessoal dos serviços gerais até a gestão, a escola se envolveu e contribuiu para que tudo desse certo. Ver o desempenho dos nossos alunos é uma sensação indescritível, eles superaram as expectativas, levaram a sério e fizeram com que nosso filme ficasse impecável dentro das nossas (im)possibilidades” conta.

O projeto é o terceiro e último da série “A primavera vai chegar”, e tem como objetivo alertar para a problemática da violência doméstica, a gravidez na adolescência, DST’s e uso de entorpecentes, ressaltando suas consequências mediante a omissão diante de tais questões.

Além disso, através das gravações os alunos puderam interagir entre si, quebrar a timidez, ter contato com a arte e acima de tudo conhecer “na prática” essas realidades tão comuns em nosso cotidiano. O aluno Airton Cândido, que interpretou Raimundo, um homem machista e violento, afirma que ficou muito impactado pelas cenas que gravou, “o pior de tudo é saber que muitas pessoas passam por isso na vida real, depois da gravação passei o resto do dia pensativo” disse ele.]

Uma das coisas legais no filme é que a professora Dinha interpretou a si mesma contando sua história para a personagem Érica, que se identificou com sua história.

https://www.youtube.com/watch?v=8ebh3B0QllA

O filme foi lançado em Dezembro de 2016 numa exibição na quadra da escola e contou com a presença de centenas de pessoas, entre elas o ex-prefeito de São Pedro do Piauí, Higino Viana (Goió), do atual prefeito Junior Bill e da Secretária de Assistência Social do município Thaysa Léda, que elogiaram bastante a iniciativa da escola.

Os custos da produção ficaram por conta da própria escola, de alguns colaboradores e patrocinadores, dentre os quais está a SEDUC, que patrocinou a reprodução em DVD do filme “A Última Primavera Vai Chegar”.

Trailler do filme: https://www.youtube.com/watch?v=7pTAa2nHvyg

COMENTÁRIOS



Realização