terça, 21 de fevereiro de 2017 às 16h:19

A semana passada foi marcada por grandes mudanças no que diz respeito à área da educação no Brasil, foi sancionada a reforma do ensino médio. Com isto, há grandes promessas de alterações para os próximos anos, dentre elas, aquela que prevê que 40% da grade curricular do aluno seja destinada à escolha dentre as cincos áreas de estudo: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. A ideia é que o aluno se aprofunde nas áreas escolhidas já no início do ensino médio.

Muitas outras medidas deverão ser tomadas, como por exemplo, o aumento da carga horária. Outro ponto é que os sistemas de ensino poderão reconhecer competências e firmar convênios com instituições de educação à distância com reconhecimento, mediante algumas comprovações. A nova lei que reforma o ensino médio reconhece formalmente a educação presencial com mediação tecnológica para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio.


Para o superintendente de ensino superior da SEDUC, Ellen Gera, as mudanças fazem parte de um processo difícil, porém necessário. "Mudar exige energia, provação e nos tira da zona de conforto... Coube a nós, da atual gestão da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, a missão de conduzir esse processo.

É uma responsabilidade nobre, com dificuldades comuns a quem conduz e provoca quebra de paradigmas, mas no final entregaremos à Educação do Piauí uma rede alinhada com as demandas do século XXI", destaca.

Muitas outras mudanças fazem parte da reforma que, sancionada a MP, deve ter como próximo passo a implantação da Base Nacional Comum Curricular.

COMENTÁRIOS



Realização