Nos dias 1 e 2 de agosto, o Canal Educação transmitiu a formação dos professores selecionados para participar do projeto Laboratório de Redação, uma iniciativa que visa fortalecer as habilidades de escrita e produção textual dos estudantes da rede pública estadual. O projeto, lançado pelo Secretário Washington Bandeira, tem como objetivo principal ajudar os alunos a alcançar a nota máxima na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“Nós queremos essa primeira nota mil na Redação do Enem. Não por nós, mas pelos nossos jovens, pelos nossos estudantes da Rede Pública, que merecem fazer história com a primeira nota mil da história da Seduc. Nós estamos muito próximos disso,” afirmou Washington Bandeira durante o lançamento do projeto.
A formação dos professores contou com uma programação diversificada, que incluiu a integração dos docentes no projeto, apresentação do material didático e preparação para o intensivo de redação com os alunos selecionados. Ao todo, 450 alunos foram classificados, após uma seleção que abrangeu 2.000 estudantes, e 24 professores, distribuídos pelas Gerências Regionais de Educação (GREs) do estado. Esses alunos da 3ª Série do Ensino Médio terão aulas extras aos sábados, focadas na realização do Enem.
A professora Maria Isalda Castro, da 7ª GRE, foi uma das participantes da formação, e destacou a importância da iniciativa: "O projeto vem para enriquecer as nossas práticas, nos trazer melhores sugestões de como trabalhar com os estudantes a redação nota 1000", explica.
O encontro contou com uma importante oficina que visa aprimorar as formas pedagógicas de reforço às habilidades de escrita, e argumentação dos estudantes durante o período de preparação para o Enem. “Sem dúvidas, saímos daqui preparados para uma jornada de aprendizagem e sucesso com os nossos alunos vestibulandos”, comentou o professor Francisco Pereira, da 1ª GRE.
O Secretário Washington Bandeira reafirmou o compromisso da Seduc com a educação de qualidade e a busca pela excelência no desempenho dos estudantes. "Este é um passo importante para melhorar nossas práticas pedagógicas e garantir que nossos alunos estejam bem preparados para os desafios que virão."
Com a equipe preparada e os alunos selecionados, a Seduc está pronta para iniciar mais uma jornada de desenvolvimento educacional no estado, que terão aulas transmitidas pelo Canal Educação.