terça, 30 de novembro de 2021 às 10h:32

No balanço do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), nesta segunda-feira (29), o Piauí conseguiu, mais uma vez, o primeiro lugar do país em comparecimento para prova, com uma taxa de 75,3%. O Estado conseguiu também figurar com a média de ausentes de 24,7%, abaixo da média nacional entre os alunos que não compareceram para a aplicação do exame, com taxa de 29,9%.

Desde 2017, o Piauí aparece entre os estados com a menor taxa de abstenção no país em decorrência da política educacional adotada para fortalecer os estudantes da rede pública estadual que contaram com todo o apoio e suporte nos preparativos para o Enem.

Na preparação dos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) adotou as revisões on-line e de auditório com o Pré-Enem Seduc e montou uma programação de atividades pedagógicas e motivacionais com 19 ações e mais de 40 revisões em todo o Piauí, entre Pré-Enem Live, Na Estrada, as Salas de Aula On-line, o Corujão da Vitória, Redação Nota 1.000, Simulados, Dia E é Comentários Pós-Enem.

O secretário de Educação, Ellen Gera, comentou o resultado positivo dos estudantes piauienses. "O Piauí foi o estado com a maior taxa de presença no segundo dia de aplicação do ENEM 2021, com mais 75% de presença, fato que também aconteceu no primeiro dia de prova. Parabéns aos estudantes e profissionais da educação pelo engajamento. A Seduc fez, durante todo este ano, um conjunto de ações que visaram garantir que o nosso estudante tivesse as condições de estar presente na prova desde as revisões preparatórias, simulados, aulas nas escolas até a entrega dos passes, na capital, e dos transportes no interior", declarou o secretário.

Outra ação de impacto nas taxas de presença é o programa Passe Livre Enem. Integrado às demais ações do Pré-Enem, a Secretaria da Educação promoveu o acesso dos estudantes com a entrega dos passes que garantiram o transporte a 7 mil estudantes, na capital e interior, para os dois dias de aplicação do Enem.

Próximos passos

O participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital, na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas, pode solicitar a reaplicação das provas até o dia 03 de dezembro. As informações do procedimento a ser adotado estão na página do participante.

O gabarito oficial será publicado na próxima quarta-feira (1º). Já o resultado do Enem sai no dia 11 de fevereiro de 2022.

Ascom/Seduc 

COMENTÁRIOS