As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem já estão abertas e se estendem até o dia 20 de maio, às 23h59, horário de Brasília, e poderão ser realizadas pela internet, no site do Enem. A taxa de inscrição será de R$ 68, exceto para os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda, que são isentos. Neste ano, a taxa poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios (antes, só era possível quitar a guia no Banco do Brasil).
Para participar, os candidatos devem preencher seus dados, tendo em mãos RG e CPF – menores de idade que ainda não tiverem os documentos precisarão providenciá-los. Também será obrigatório informar um endereço de e-mail e um celular, o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol).
A edição do exame deste ano trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. O novo procedimento de segurança soma-se aos já existentes, como envelope com lacre e detector de metais. Já o aplicativo Enem 2016 para celulares, desenvolvido pelo MEC, trará todas as informações necessárias aos participantes ao longo do exame, além do acompanhamento da inscrição. Disponível para smartphones, o recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.ProvaNeste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e redação. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30.