Em 2020, o Inep implementará a versão digital do Enem. Na fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A previsão é que a consolidação do novo modelo seja feita até o ano de 2026. Por isso, é importante saber quais são as principais mudanças.
De acordo com o Inep, a estrutura da prova digital será igual à da versão impressa, além disso, o processo de inscrição também será feito pelo Sistema Enem de 11 a 22 de maio.
Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital, conforme distribuição das vagas previstas no edital. Por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros” e não promoverá atendimento especializado.
Ainda de acordo com o Ministério de Educação (MEC), serão utilizados os computadores das próprias escolas para aplicação das provas.
Além disso, o participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.
Desde do início das férias antecipadas por conta do Covid 19, a Seduc, através do Canal Educação, transmite aulas ao vivo com foco no Enem pelo YouTube e TV Antares para todos os estudantes da rede. A iniciativa prepara os alunos para a prova mais concorrida de acesso ao ensino superior.
QUAIS CIDADES A PROVA SERÁ A APLICAÇÃO DA PROVA DIGITAL
A aplicação em 2020 será em 60 cidades do país, além do Distrito Federal:
Maceió (AL), Macapá (AP)
Bahia: Feira de Santana e Salvador
Ceará: Fortaleza, Quixadá e Sobral
Distrito Federal: Brasília
Espírito Santo:Cariacica Pedro Canário, Vila Velha, Vitória
Goiás: Goiânia, Trindade
Maranhão: São Luís
Minas Gerais: Alpinópolis, Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Uberlândia
Mato Grosso: Campo Grande
Pernambuco: Recife
Piauí: Parnaíba, Teresina
Paraná: Apucarana, Curitiba, Francisco Beltrão
Rio de Janeiro: Niterói, Nova Iguaçu Rio de Janeiro, Volta Redonda
Rio Grande do Norte: Natal, Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Santa Cruz do Sul
Santa Catarina: Brusque, Florianópolis, Joinville, São José
São Paulo: Barueri, Bauru, Bebedouro, Campinas, Franca, Indaiatuba, Jaguariúna, SP Osasco, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo.
Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 22 e 29 de novembro. O Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro. Confira edital completo
Com informações Inep