segunda, 28 de abril de 2014 às 14h:49

“O Curso TEDI está sendo muito importante, pois oportuniza aos estudantes rever conteúdos e experiências importantes para serem aplicadas no cotidiano da sala de aula. São disciplinas nos permitem adquirir novos conhecimentos e trocas de experiências com as colegas, além dos professores. A declaração é da aluna Maria do Carmo Leite Ferreira, da Unidade Escolar Deputado Milton Brandão, município de Pedro II, jurisdicionado a 3ª Gerência Regional de Educação.

O Curso Técnico em Educação Infantil - TEDI é realizado através da alta tecnologia do Programa de Educação com Mediação Tecnológica – Mais Saber da Secretaria de Estado da Educação e Cultura. No Piauí, o Programa Mais Saber desponta com o Curso TEDI, pois atende as normativas da LDB.

“No último dia 20 de março, a Comissão de Educação Federal aprovou proposta que torna obrigatória a presença de cuidadores infantis em escolas regulares para acompanhar alunos com necessidades especiais”, informa a diretora Lusimary Veloso.

A medida está prevista no Projeto de Lei 8014/10 que garante a inclusão e a aprendizagem dos alunos. “O TEDI sai na frente, porque prepara profissionais habilitados a exercer diversas áreas e funções específicas inclusive para atender o artigo 58 da LDB”, acrescenta a diretora Lusimary Veloso.

Sobre Projeto da LDB

O projeto 8014/10 acrescenta um parágrafo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394/96), que normativa de acordo a legislação atual, o ensino especial para alunos com necessidade especial deve ser oferecido preferencialmente na rede regular de ensino, sendo que a própria LDB já prevê a prestação de serviços de apoio especializado nesses estabelecimentos quando necessário. A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família.

O Curso TEDI forma cuidadores infantis com qualidade para lidar com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses de idade. “O papel do cuidador infantil é oferecer o acompanhamento individualizado, de forma a viabilizar a mobilidade no ambiente escolar, o atendimento de necessidades pessoais e a realização de outras tarefas que não podem ser prestadas pelo professor da sala de aula”, explica Lusimary Veloso.

O curso iniciou em outubro de 2013, com previsão de encerramento no mês de setembro de 2014. “Sem dúvida esta é mais uma oportunidade para as pessoas que trabalham nesta área possam exercer suas funções de maneira mais correta, pois estão sendo preparados por professores habilitados e alta qualificação”, afirma a diretora Luismary.

A aluna Maria Alves do Nascimento Lima, relata que está muito feliz em participar do TEDI. “Esse curso é riquíssimo e os professores são ótimos. As atividades do curso nos ajudam a trabalha com as crianças respeitando as especificidades de cada uma. Sonho em trabalhar na área infantil e quando este dia chegar colocarei em prática tudo o que estou aprendendo com o TEDI”, declara.

Já para Cristiane da Silva Freire, estudante e mãe de 04 filhos. “Mesmo sendo formada em Pedagogia, confesso que o conhecimento que estou adquirindo com o TEDI é de grande importância, pois favorece o desenvolvimento das capacidades criativas dos meus filho”, afirma.

Para a estudante Taiane Soares Pinto “o TEDI significa a possibilidade de uma integração e as portas para um futuro mercado de trabalho”. Hoje o curso atende a 3.500 alunos, em 59 municípios, presente em 82 escolas. Os Centros de Ensino Profissional são as escolas certificadoras.

Mais informações: 86 3216 9624 / 3216 4443/ 8858 9227/ 9450 3992 / 9904 1940 Maria do Carmo Maria Alves Taiane Cristiane

Metodologia do TEDI

O TEDI é desenvolvido através da estrutura do Programa de Educação com Mediação Tecnológica – MAIS SABER compatível com modelo presencial de ensino, pelo IP.TV, atendendo à legislação educacional vigente. As aulas são transmitidas pela televisão, através de videoconferências, ministradas por professores capacitados e habilitados, a partir dos estúdios da TV Mais Saber, em Teresina (PI).

Também possui uma Unidade Móvel com vistas a ampliar as possibilidades de atendimento da rede de ensino através da estação VSAT móvel para transmissão de eventos que venham a acontecer em outras localidades dentro do Piauí

COMENTÁRIOS



Realização