sexta, 29 de outubro de 2021 às 09h:35

Os dois últimos anos foram de desafios e muitas descobertas para a educação do Piauí. Por meio do Programa de Mediação Tecnológica, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), milhares de estudantes continuaram a acompanhar as aulas remotas em meio à pandemia da Covid-19.

Desde março de 2020, o Canal Educação passou a ser a principal plataforma de acesso às aulas remotas, com ofertas para o Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Preparatório Enem, Pré-Enem Live, PRO Encceja e Universidade Aberta do Piauí (Uapi).

Charllyson Carvalho é um dos estudantes que teve que se adaptar ao novo formato. Ele cursa a 2ª série do Ensino Médio na cidade de Batalha, a 166 km de Teresina, e se tornou um dos alunos mais participantes das aulas remotas. A sua escola, U.E. Gayoso e Almendra, já possuía os kits da Mediação Tecnológica.

“Minha escola foi a primeira da cidade a adotar os Kits do Canal Educação. Assim que foi lançado o decreto estadual, a equipe gestora da escola passou a enviar os links das aulas nos grupos das turmas, e assim fui me familiarizando com as aulas remotas, que têm me auxiliado bastante rumo ao Enem”, conta.

Ainda em 2020, devido a seu alto desempenho, Charllyson foi convidado pela professora Hildalene Pinheiro a participar como monitor de Redação nas salas online do Pré-Enem Seduc. “Somos treinados para corrigir redações dos alunos pelo professor Rufino, que, inclusive também é professor do Canal Educação”, relata.

Com a volta das aulas presenciais no formato híbrido, o estudante teve novamente que se adaptar, conseguindo com ajuda da equipe de professores. “Assisto as aulas ao vivo na semana que não vou para a escola e também as gravação durante a tarde. Os professores são bastante didáticos e interativos, sempre nos auxiliar e tirando todas as nossas dúvidas”, diz.

Atualmente, Charllyson também participa de outro projeto: Monitorias de Redação, junto com os colegas Abilio Barros e Gabriela Nascimento.

CURSOS TÉCNICOS

Os cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio preparam os estudantes para o mercado de trabalho. São disponibilizados cursos nas áreas de Recursos Humanos, Finanças, Cooperativismo, Qualidade, Secretariado e Logística.

Israélia Macedo é aluna do curso técnico em Finanças, na cidade de Betânia do Piauí, e viu nas aulas remotas uma oportunidade para alcançar seus objetivos.

"Sou imensamente grata por esta oportunidade. Sempre abracei a iniciativa com muita dedicação, entusiasmo, esforço e muito amor. Gosto de matemática e me identifiquei bastante com o curso de finanças", relata.

SOBRE O CANAL EDUCAÇÃO


O Canal Educação é um programa promovido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação, que investe em educação mediada. As aulas são transmitidas por meio do YouTube, TV Antares e Kits Tecnológicos instalados nas escolas da Rede. Além disso, são disponibilizadas dicas de estudo por meio de áudio (Podcast).

De 01 de março de 2020 a 10 de agosto de 2021, de acordo com dados do Google Analytics, o Canal Educação teve 5 milhões e 677 mil visualizações no YouTube.

Com sete estúdios localizados na capital, Teresina, o centro de mídias é formado por equipes pedagógicas e de audiovisual. O programa é transmitido para mais de 300 escolas piauienses. Além disso, no ano de 2020 firmou parceria com a Secretaria de Educação de Sergipe para transmissão de aulas para aquele estado.   

COMENTÁRIOS



Realização