quarta, 17 de julho de 2013 às 09h:09

Com a finalidade de universalizar a qualidade de ensino na escola pública para que o aluno tenha igualdade de condições na busca de sua carreia profissional e na formação como cidadão a gestão do Programa de Educação com Mediação Tecnológica – MAIS SABER esta em Salvador trocando experiências e conhecendo em detalhes o uso pedagógico da Mediação Tecnológica na Educação do Ensino Médio no estado da Bahia.

Na Bahia, a Mediação Tecnológica foi lançada em 2011, com o nome de Pro­grama En­sino Médio com In­ter­me­di­ação Tec­no­ló­gica (EMITec). “Para im­plantar o programa no Piauí, nossa equipe ma­peou ini­ci­a­tivas exi­tosas da Me­di­ação Tec­no­ló­gica em três es­tados e ava­li­amos o modo como a fer­ra­menta es­tava sendo apli­cada”, informa a coordenadora Maria de Lourdes Costa e Silva.

Segundo Lourdes, a ex­pe­ri­ência da Bahia foi a mais inspirativa, provavelmente pela proximidade regional. “Depois de um ano de im­plan­tação, vol­tamos a Bahia para aper­fei­çoar o nosso co­nhe­ci­mento no pro­cesso de ava­li­ação dos es­tu­dantes e, prin­ci­pal­mente, para co­nhecer as es­tra­té­gias uti­li­zadas na Bahia para am­pliar o nú­mero de alunos in­se­ridos no Pro­grama”, declara Lourdes.

Para a diretora do Programa Mais Saber, Lu­si­mary de Almeida Ve­loso, a vi­sita ao EMITec ser­virá para o for­ta­le­ci­mento das tecnologias com instrumentos pedagógicos no ensino e na aprendizagem.“Du­rante a vi­sita, co­nhe­cemos os es­tú­dios, o sis­tema de ava­li­ação e a parte pe­da­gó­gica do EMITec. O pro­grama na Bahia está muito adi­an­tado, e po­demos sempre trocar informações sobre as prá­ticas midiáticas”, afirma.

De acordo com a co­or­de­na­dora do EMITec da Bahia, Le­tícia Ma­chado, a visita do Piauí é uma forma de re­co­nhe­ci­mento ao tra­balho que vem sendo de­sen­vol­vido no Es­tado. “Isso mostra o su­cesso do EMITec, e também, au­menta a nossa res­pon­sa­bi­li­dade. Temos a obri­gação de me­lhorar cada vez mais o nosso pro­grama”, disse.

Atualmente o programa na Bahia está em 140 mu­ni­cí­pios distribuídos em 660 te­les­salas. Já no Piauí, em apenas um ano, a rede estadual está presente em 165 municípios distribuídos em 300 ambientes escolares/pontos de recepção.

Nos dois modelos obedecem aos prin­cí­pios das Di­re­trizes e Parâmetros Cur­ri­cu­lares Na­ci­o­nais para o En­sino Médio. As aulas são trans­mi­tidas, via sa­té­lite, em tempo real, com me­di­a­dores em cada sala de aula.

Claudia Bezerra com informações Ascom/Ba

COMENTÁRIOS



Realização