segunda, 17 de junho de 2013 às 08h:48

E mostra porque a TV interativa revoluciona o Ensino Médio no PiauíAs milhares de pessoas que passaram pela Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina, nos dias 13, 14 e 15 de junho,durante o São João das Cidades, puderam conhecer a tecnologia Ip.TV utilizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Cultura, no Programa de Educação com Mediação Tecnológica - MAIS SABER.

Trata-se de um sistema de TV digital colaborativa com plataforma bastante dinâmica e flexível, constituída de softwares modernos o que viabiliza processos de implantação nas mais complexas redes da internet.

No Brasil, o serviço permite inúmeros canais, e a grande maioria é dedicada à educação, em todos os níveis. No Piauí, o programa foi implantado em agosto de 2012, em 300 Ambientes Escolares, espalhados pelos municípios, para o benefício de alunos do Ensino Médio.

Já no primeiro dia do evento, foi possível fazer a interação direto do Parque de Exposição com o professor localizado no estúdio para todos os alunos que estavam assistindo a aula. "Foi mais uma experiência exitosa, como tem sido todas as outras desde que esse programa foi implantado", declara o supervisor Lívio Castelo Branco."A plataforma permite a transmissão de aulas de maneira interativa, via internet, e está sendo implantada com sucesso em algumas cidades revolucionando a forma pela qual se faz educação neste estado", esclarece a supervisora Laiane Cunha.

"Cada Ambiente Escolar recebe um kit tecnológico com TV de alta definição,antena bidirecional, microcomputador com acesso à internet via satélite, webcam, microfone, impressora e nobreak", informa a supervisora Samara Rebouças.

As aulas virtuais são transmitidas ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas e cobrem todo o conteúdo programático das disciplinas do currículo nacional. Produzidas em Teresina, no anexo da TV Antares, as aulas são ministradas por professores conceituados como profissionais treinados e gabaritados para utilizar a nova tecnologia, desde a abordagem técnica dos softwares e equipamentos, até a fundamentação pedagógica do ensino e da aprendizagem.

A novidade não descarta a presença de um professor mediador nas salas de aula nas localidades. Lusimary Veloso, diretora do programa explica que, o mediador presencial é bem mais que um tutor de uma telessala, pois tem uma função pedagógica ativa e bem definida.

“Nossas aulas são em tempo real. O mediador não apenas liga e desliga os equipamentos. Assim como os alunos, ele também interage com o professor no estúdio e, como resultado, auxilia no curso das aulas”, explica.

Muito mais do que assistir a uma aula na TV, os alunos esclarecem dúvidas, trocam informações, fazem exercícios e prestam exames em tempo real.

Claudia Bezerra Mais informações (86) 3216 4413 - 3216 3313

COMENTÁRIOS



Realização