Na última sexta e sábado, as cidades de Uruçuí e Floriano, respectivamente, receberam as revisões Pré-SAEB. Através de parceria com a 10ª e 11ª Gerências Regionais, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) realizou o preparatório com o objetivo de melhorar o desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e atingir o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O público-alvo da revisão foram alunos da 2ª série do Ensino Médio, que farão o SAEB em 2025. Uma equipe de professores das disciplinas de Matemática e Português ministrou aulas dinâmicas, em formato de game, enquanto os professores das escolas das regiões recebiam instruções com o “Diálogos SAEB”.
Em Uruçuí, aproximadamente 300 alunos e alunas das escolas que fazem parte da 11ª GRE puderam reforçar, com base na Matriz de Referência do SAEB, conteúdos das áreas de Português e Matemática e outros assuntos interdisciplinares. O Canal Educação transmitiu ao vivo as aulas pelo YouTube e pelo IPTV.
Já em Floriano, mais de 400 alunos acompanharam as aulas na cidade, que contou com muita animação e empolgação. A aluna da 2ª série do Ensino Médio, Lauise dos Santos, do CETI Mario Coelho Neto, ressaltou a importância do evento: “A revisão é muito proveitosa para nosso aprendizado e um caminho para que possamos realizar uma boa prova no ano que vem. É também um ótimo complemento junto aos simulados que realizamos”, comentou a estudante.
Enquanto os alunos acompanhavam a revisão, os professores também participavam de um momento, o Diálogos SAEB, em que puderam compartilhar os desafios do ensino e aprender mais sobre o Sistema de Avaliação. A professora Alzirene Pereira, da Unidade Escolar Luis Soares da Silva, localizada no município de São José do Peixe, comentou sobre o momento aberto para trocas e aprendizado entre professores e a equipe da SEDUC. “No dia a dia temos muitas dúvidas de como proceder em algumas situações nas aulas, e esse momento nos ajuda a melhorar o aprendizado dos nossos alunos”, explicou.
A Superintendente de Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo, enfatizou a importância do preparatório, destacando o compromisso em alinhar as ações educacionais com as necessidades específicas de cada GRE. “O maior objetivo dessas revisões é que nossos alunos alcancem o padrão de aprendizado de todas as escolas, para que possamos chegar a um bom resultado no SAEB. Isso transformará a vida deles e refletirá a qualidade da educação do Piauí”, explicou a superintendente.
A programação abrangeu aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática, ministradas pelos professores Fernando Feijão e Chagleuton, além da distribuição de material didático completo. Os estudantes também aproveitaram momentos de descontração com a equipe e lanche durante o evento.
As próximas agendas do Pré-SAEB estão previstas para as cidades de Fronteiras e Picos.