quinta, 10 de agosto de 2023 às 15h:25

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou, na manhã dessa quinta-feira (10), no Centro de Convenções de Teresina, a segunda edição do Novo Pré-Enem Game, reunindo mais de 1.500 alunos. Marcada pela disputa entre os estudantes de escolas da 4ª Gerência Regional de Educação (Centro/Norte de Teresina) contra os estudantes de escolas da 20ª GRE (Leste de Teresina), a competição foi transmitida pelo Canal Educação, no Youtube, para que todos os estudantes do estado do Piauí pudessem acompanhar.

Com uma programação mais dinâmica para atrair ainda mais o interesse dos alunos pela preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a segunda edição contou com revisões das disciplinas de Linguagens, com o professor Kássio Gomes; Redação, com Vinicius Soares; Correção de Redação, com Maria Penha; Matemática, com Márcio Jean; Ciências Humanas, com Jair Pinheiro; e Ciências da Natureza, com Érica Ramos.

A cada nova rodada de resolução de questões, dois alunos representantes de cada escola são escolhidos para responder perguntas relacionadas ao conteúdo revisado e o vencedor ganha prêmios. A atividade de interação e integração entre estudantes provoca o caráter competitivo e movimenta as escolas, estimulando-as a participarem mais ativamente do processo de preparação para o Enem nas revisões de auditório.

Nas primeiras aulas os estudantes assistiram a revisão Pré-Saeb, que tem por objetivo reforçar os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, melhorando o desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para atingir a meta do 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Presente na edição game, o secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância da junção das revisões preparatórias para o Enem e para o Saeb, nova estratégia adotada pela Seduc. “Estamos realizando mais uma edição do Novo Pré-Enem Seduc, o Enem Game, nesse formato que pensamos para os nossos estudantes. Esse é um formato mais lúdico e mais atrativo para que seja feita essa competição saudável entre as GREs. A nossa nova sacada é unir a preparação do Enem com a preparação do Saeb. O Saeb é algumas semanas antes do Enem, então é uma preparação que os alunos têm no mesmo ambiente de prova e no mesmo contexto para o Enem. O nosso lema agora é, quem vai bem no Saeb, vai bem no Enem. A Língua Portuguesa e a Matemática são disciplinas que tem um peso maior no Enem e ambas são trabalhadas também no Saeb", declara o secretário.

Galeria Imagem

A superintendente de Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo, reforça o empenho da Seduc para a preparação dos estudantes para o Enem. “Já estamos a cerca de 4 meses das provas do Enem. Passaremos os próximos meses preparando aulas, fazendo formação com os nossos professores de chão de escola. Vamos também trabalhar muito forte para que possam conseguir levar o melhor conteúdo para todos os estudantes”, afirma a superintendente.

O evento contou com a participação do Secretário da Educação, Washington Bandeira; da superintendente da Educação Básica e Superior, Viviane Holanda; da diretora da Unidade de Mediação Tecnológica, Karoline Mendes; do gerente da 4ª GRE, Tarcísio Pires; da gerente da 19ª GRE, Marlene Lima; da gerente da 20ª GRE, Luísa Vieira; da gerente da 21ª GRE, Clarisse Veloso; de estudantes, gestores, coordenadores e professores.

José Vinicius/Ascom Seduc

COMENTÁRIOS



Realização