sexta, 04 de agosto de 2023 às 15h:16

Os estudantes da Rede Estadual de Educação do Piauí vêm alcançando, a cada dia, grandes destaques nas aprovações para o Ensino Superior. O estudante Antônio Apolinário Sousa, de 20 anos, alcançou a sua aprovação em um dos cursos mais disputados para o Ensino Superior, a Medicina.

Filho de agricultores, Antônio traz um exemplo de foco, superação e persistência, na perspectiva de ter um futuro melhor para ele e sua família. Após concluir o Ensino Médio na Unidade Escolar Antônio Pereira de Araújo, localizada em São Luís do Piauí, o jovem agora irá ingressar na Universidade Federal do Piauí em seu tão sonhado curso.

"Eu não tinha internet em casa e isso foi um obstáculo. Eu ia até à casa de meu tio para assistir as aulas. Minha rotina de estudo era de 19h às 23h da noite. Usava mais a internet, e lia alguns livros do Ensino Médio e fundamental. Eu não fiz cursinho, pois não tinha como arcar, e a minha estratégia, era começar dos assuntos mais básicos e seguia até o mais avançado. Nessa época conheci os grupos Pré-Enem da Seduc e me tornei monitor e corretor de redação Pré-Enem, onde conheci vários professores e me preparei mais ainda, foi uma sensação muito boa que tive”, revela Antônio.

Antônio começou a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde a 1ª Série do Ensino Médio, para ganhar experiência. “Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais por todo o incentivo, a minha família, meus irmãos e minha cunhada. A aprovação representa um resultado de muita dedicação e esforço. Eu contei com o apoio da minha escola, dos professores que me auxiliaram nos estudos e das aulas por meio do Canal Educação”, comenta o estudante cheio de emoção.

O estudante acrescenta que sempre teve o apoio dos seus pais no incentivo aos estudos e que o seu grande sonho era ser médico, desejo que sua família também idealizava. “O sonho da minha família era que eu me tornasse médico, e que eu fosse o médico da família, e não é um sonho só meu, mas de todos, pois sabemos que em São Luís os profissionais são escassos, principalmente em Medicina. O meu sonho sempre foi fazer esse curso, sempre busquei ajudar as pessoas e vejo que a Medicina é um meio de ajudar as pessoas no seu bem-estar. Acho que é uma área muito humana, principalmente quando o profissional é de bom coração e ajuda muito as pessoas”, afirma.

Para a diretora da escola em que Antônio concluiu o Ensino Médio, Crislane de Araújo Sousa, o exemplo do jovem é motivo de orgulho para a Rede Pública de Educação e de incentivo para outros estudantes. “Inicialmente eu fiquei muito emocionada e também muito feliz pelo Antônio, até mesmo pela sua história de vida. A jornada que ele enfrentava para frequentar a escola já era uma luta diária e eu fiquei imensamente feliz pelo fato de que Antônio sempre foi aluno de escola pública. Dentro da sala de aula, ele sempre foi um aluno dedicado, esforçado e muito educado. Antônio é a prova viva de que a Educação Pública é de qualidade e jovens como ele se tornam exemplos, tanto para outros estudantes, como para nós que fazemos a Educação, por ser a prova viva de que vale a pena todo o esforço diário e toda dedicação para fazer com que a escola pública seja sim um ensino de qualidade”, completa a gestora da Unidade Escolar Antônio Pereira de Araújo.

COMENTÁRIOS



Realização