terça, 23 de janeiro de 2024 às 09h:18

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nas segundas-feiras (15 e 22), o Pré-Sisu na Rede Meio Norte, um programa em que os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e receber orientações sobre como utilizar as notas do Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições iniciaram na última segunda-feira (22) e seguem até o dia 25 de janeiro. 

Foto - Pedro Arimateya (Rede Meio Norte)

Durante a transmissão, os estudantes puderam acompanhar de perto a simulação da inscrição, que pode garantir uma vaga no ensino superior de instituições públicas.

Viviane Carvalhedo, Superintendente de Ensino Superior, esteve no programa comentando sobre a mediação tecnológica federal e estadual, que permite a chegada da educação superior em grande parte dos municípios do Piauí.

“O Piauí é o único estado que oferta ensino público em todos os 224 municípios. Essa oferta é garantida a partir da soma dos esforços do governo através da tecnologia da Universidade Aberta do Brasil e do Piauí. O objetivo é que com o resultado do Sisu, tenhamos mais e mais alunos”, comenta Viviane.

Karoline Mendes, diretora de Mediação Tecnológica da SEDUC, participou do programa trazendo a contribuição do Canal Educação desde o início do Pré-Enem, citando as novidades da plataforma que irão auxiliar os alunos em 2024.

“O Canal Educação esteve com os alunos desde o Pré-enem, trazendo uma dinâmica tecnológica, transmitindo revisões e alcançando um grande número de vestibulandos. A nossa plataforma também esteve lado a lado com eles, nossa funcionalidade ofertou simulados e planos de estudo personalizados. Um dos nossos objetivos é estender essa funcionalidade a todos, para que possam intensificar os estudos”, explica Karoline.

A plataforma do Canal Educação também trará novidade na aba redação. Em que será possível realizar a produção textual nos mais diversos temas com correção e acompanhamento.

“O estudante poderá utilizar nossa ferramenta de redação, submetendo seu texto para avaliação primeiramente através da Inteligência Artificial, acompanhado de um professor auxiliar. Temos mais novidades por vir em nossa plataforma que vai trazer mais facilidade aos estudantes”, finaliza a diretora.

Inscrições SISU

O Ministério da Educação (MEC) abriu o processo seletivo de 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta segunda-feira (22). Neste ano, serão oferecidas 264.360 vagas em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O Piauí irá disponibilizar 10.705 vagas, que correspondem às oportunidades das suas três instituições públicas de educação superior (10.515). A Universidade Federal do Piauí (UFPI) com 5.264. Na sequência, estão a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com 4.215, e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), que oferecerá 1.036.

Os interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

COMENTÁRIOS



Realização