quarta, 05 de agosto de 2020 às 10h:47

Após um pouco mais de 3 semanas de recesso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) retorna com as aulas remotas nesta quarta-feira (05/08). As aulas tiveram início às 8h para as turmas do ensino médio. Nos turnos tarde e noite serão contempladas as turmas do ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos e Preparatório Enem.

As aulas, que são exclusivamente on-line por meio do YouTube do Canal Educação, obedecem às recomendações de isolamento social devido à pandemia da Covid-19. Além disso, sofreram algumas mudanças em relação ao primeiro semestre de 2020.

Principais mudanças:

1. Todas as aulas direcionadas aos estudantes, público-alvo da Educação de Jovens e Adultos (EJA): antes transmitidas nos horários da manhã (Ensino Médio) e tarde (Ensino Fundamental), agora serão transmitidas somente no horário da noite.

2. O horário da manhã-Ensino Médio Regular: inicia às 8h e não mais às 7h e terá dois intervalos de 10 minutos em vez de um intervalo de 20 minutos a cada duas aulas transmitidas.

3. Todas as aulas ofertadas pelo Canal Educação terão redução no tempo de transmissão de 50 para 30 minutos de aula, com exceção das aulas da EJA que terão 25 minutos de transmissão, levando em conta a mesma lógica de oferta do ensino noturno.

4. A ofertada EJA-Ensino Fundamental (etapas IV e V): será ampliada para todos os componentes curriculares e não apenas Português e Matemática.

5. No caso dos Cursos Técnicos, as atividades de complementação de aula não se confundem com as atividades complementares realizadas às sextas-feiras. Essas são corrigidas pelo professor de estúdio, enquanto aquelas podem, eventualmente, serem retomadas na aula do professor que fez o seu encaminhamento.

De acordo com a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Maria José Mendes, durante período de 13 a 31 de julho, a Seduc analisou as informações inseridas pelos professores no aplicativo Iseduc e validadas pelos coordenadores pedagógicos, em seguida foram passadas orientações para as escolas para a continuidade as aulas remotas na Rede. "Temos muito o que celebrar e reconhecer todo o esforço e comprometimento dos gestores regionais e escolares, além dos professores e alunos. Temos um grande desafio que é atingir todos os alunos da rede", afirma.

As aulas iniciam às 8h nas turmas da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio, finalizando às 11h20. Já o turno da tarde inicia às 13h para as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamenta, EJA (tarde e noite) e cursos técnicos concomitantes ao ensino médio, além do Preparatório Enem. A transmissão será ao vivo pelo YouTube e Facebook do Canal Educação.

Para assistir ao vivo: https://www.canaleducacao.tv/aulas-ao-vivo

Confira os Horários:

ENSINO MÉDIO

ENSINO FUNDAMENTAL


EJA

CURSOS TÉCNICOS

COMENTÁRIOS



Realização