segunda, 16 de maio de 2022 às 10h:17

A gerente da Unidade de Mediação Tecnológica, Rejane Palácio, esteve em Elesbão Veloso na última terça-feira,10/5, para avaliar o andamento do ano letivo de 2022, especialmente para os alunos da 1ª série do Ensino Médio do Ceep Benedito Portela Leal, em Elesbão Veloso (PI). Os alunos acompanham as aulas do Canal Educação. Também estiveram presentes a direção e coordenação da escola.

Rejane Palácio fez um balanço do encontro e projetou os próximos passos a serem adotados com vistas atender os anseios dos alunos. Segundo ela, está prevista para os próximos dias uma aula presencial com profissionais do Canal, na própria escola. 

VINDA A ELESBÃO

- Deve-se a necessidade de conversar com pais de alunos da primeira série do ensino médio da escola e esclarecer melhor sobre o programa de educação mediada por tecnologia.

EXPERIÊNCIA CANAL

- A Escola Benedito Leal já utiliza aulas mediadas há pelo menos cinco anos e posso afirmar que ao longo desses anos tem sido uma experiência de sucesso.

NOVA REALIDADE E IMPACTO

- Para os alunos de primeiro anos que estão ingressando agora na escola como é o caso dos alunos da primeira série que estão vindo do ensino fundamental eles se deparam com duas realidades bastante diferentes: primeiro foi a ruptura com o nível de ensino, eles estão naquela transição, saindo do ensino fundamental para ingressar no ensino médio e a outra realidade é um novo modelo de ensino, então não é surpresa que os alunos e os pais tenham tido esse estranhamento.

PONTOS POSITIVOS

- A ideia era fazer os pais refletirem sobre que vantagem os seus filhos teriam em estudar pela mediação tecnológica, daí apontamos alguns aspectos e pontos que consideramos positivos, por exemplos, os conteúdos ministrados pelos professores, todos especialistas em suas áreas, os professores do Canal Educação são alguém que está conectado, alguém que está formado em sua área. Outro aspecto que a gente pode apontar é que esse modelo favorece ao amadurecimento do estudante, nós buscamos de fato colocá-lo na posição de protagonista no seu processo escolar exatamente porque é uma das premissas da BNCC e por fim a gente pode dizer que a escola tem dados que comprovam o ótimo desempenho das turmas que são mediadas por tecnologia.

DINÂMICA DA REUNIÃO

- Nos reunimos no pátio da escola e a princípio buscamos ouvir, fizemos uma apresentação do Canal Educação, mas acima de tudo procuramos entender quais eram as angústias dos pais, quais as dúvidas e a partir de uma escuta fomos apresentando os aspectos positivos e no segundo momento levamos os pais até a sala de aula e colocamos cada pai perto de seu filho, os alunos estavam assistindo a uma aula naquele momento e fizemos ali uma conversa com os alunos, onde pudemos escutá-los e apresentar exatamente os pontos apresentados aos pais, finalmente nós desafiamos os pais e aos alunos a se darem essa oportunidade para que ao longo de três meses nós possamos acompanhar a turma.

REFERÊNCIAS A DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E PROFESSORES

- O sucesso dos alunos do Benedito só é possível porque tem uma gestão comprometida e um corpo docente que cumpre seu papel, gostaria de aproveitar o ensejo para parabenizar a professora Valdirene, gestora da escola, a professora Gregória que realmente não tem medido esforços para que os estudantes tenham êxito em seus estudos.

ESTRATÉGIAS FUTURAS

- Uma das ações é realizar uma aula presencial. Já temos feito isso ao longo desses anos e tem sido uma experiência muito boa, tanto para nossa equipe como para escola, para os alunos e estamos novamente planejando levar um professor com nossa estrutura para que a aula seja ministrada da turma dos alunos e a partir dali transmitida para outras escolas em outros municípios.

VISITA AO CANAL

- Já pensamos em outro momento trazer esses alunos até Teresina e fazer um movimento muito bacana, apresentar para eles a estrutura do canal para que eles compreendam e conheçam como tudo funciona por aqui. Sempre que a gente traz alunos até o canal eles ficam surpreso e impressionados com a estrutura que está a disposição do estudando do Piauí e isso é importante demais que as escolas reconheçam que essa estrutura é do estado e está a disposição de todas as escolas do estado. Dentre outras ações essas duas já estão alinhadas com a gestão e claro vamos continuar no acompanhamento da turma e outras pequenas ações que a gente for conseguindo.

COMENTÁRIOS