quinta, 11 de abril de 2019 às 10h:50

Texto: Daniely Viana/Ascom Canal Educação

O Dia D do Projeto Papo Com a PC, uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Polícia Civil, esteve na última quinta-feira (04/04) na Unidade Escolar Zacarias de Góis, mais conhecida como Liceu Piauiense, no Centro de Teresina, com intuito de levar palestras e orientações para diminuir a violência no ambiente escolar. A iniciativa contou com a presença do secretário de Educação, Ellen Gera, e autoridades da Polícia Civil.

O Dia D aconteceu, simultaneamente, em 40 escolas da rede pública estadual do Piauí, divididas entre centros estaduais de tempo integral e unidades escolares na capital e interior.

De acordo com o secretário de Educação, a parceira é importante para toda a comunidade escolar. “Os nossos alunos começam a ter o entendimento do papel da polícia, como também a própria polícia passa a orientar a comunidade estudantil com temas diversos, como infrações, atos de violência, que infelizmente acontecem nesses espaços”, afirma Ellen gera.

No Liceu, cerca de 250 alunos da 1ª série do ensino médio receberam a palestra “Violência Doméstica”, ministrada pela delegada do Núcleo de Feminicídio da Polícia Civil, Anamelka Cadena.

“Fazemos com que a escola e o aluno desmistifiquem alguns assuntos, tirem dúvidas, ou seja, colaborem como agentes sociais, e, de uma certa forma, possam levar para a comunidade na qual vivem”, explica a delegada.

A iniciativa, que acontece desde o início do período letivo nas escolas da 4ª, 19ª, 20ª e 21ª gerências regionais de educação, tende a aproximar alunos, professores e funcionários da rede pública estadual do órgão de segurança.

“A escola abraça com muito carinho essa oportunidade”, reflete a diretora do Liceu Samara Santiago. “O Papo com a PC é uma proposta inovadora, grandiosa e que a gente tem, enquanto direção, agradecer a parceria entre Seduc e Polícia Civil”, finaliza.

COMENTÁRIOS



Realização