quarta, 05 de maio de 2021 às 14h:36

A interação em tempo real entre professores e alunos, aliada ao potencial de alcance das transmissões de aulas remotas pela mediação tecnológica, chamaram a atenção da rede pública de ensino do município Nilo Peçanha, localizado no estado da Bahia.

Na terça-feira, 4 de maio, os técnicos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria da Educação do município baiano, conheceram o programa de Mediação Tecnológica/Canal Educação, a plataforma de aulas e conteúdo, e o funcionamento das transmissões ao vivo. Com transmissão ao vivo pelo YouTube e TV aberta, o programa de mediação tecnológica Canal Educação é a principal plataforma de conteúdo das aulas remotas da Rede Pública Estadual de Ensino, disponibilizados pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

O primeiro contato teve o intuito de formalizar uma parceria para que os estudantes baianos pudessem acompanhar os conteúdos das aulas disponibilizados pela equipe do Canal Educação e assim, fortalecer o ensino de aulas remotas na rede de ensino.

A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica/Canal Educação, Viviane Carvalhedo, detalha que os técnicos de ensino baianos conheceram o programa por meio de outra ferramenta, as salas de aula on-line, e entraram em contato para formalizar uma parceria diante da estrutura e potencial alcance de estudantes.

"O nosso centro de mídias Canal Educação tem sido o principal meio pelo qual as aulas remotas foram implantadas e transmitidas no Piauí. De março de 2020 até abril de 2021, foram mais de 12 mil aulas transmitidas ao vivo e disponibilizadas na plataforma de educação em todas as modalidades de ensino. Diante desta expertise, os técnicos da rede municipal de Nilo Peçanha (BA) conheceram nosso programa de Mediação Tecnológica e entraram em contato para formalizar parceria e reforçar as aulas da EJA para os seus estudantes", destacou.

O Canal Educação foi um importante eixo da Seduc que disponibilizou, e ainda disponibiliza, para os estudantes a transmissão de aulas remotas ao vivo. A estrutura da mediação conta com seis estúdios de gravação, localizados em Teresina (PI), que alcança os 224 municípios piauienses, além de Sergipe (Aracaju).

De abril de 2020 a abril de 2021, de acordo com dados do Google Analytics, o Canal Educação teve 3 milhões e 991 mil visualizações no YouTube ofertando aulas do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Cursos Técnicos concomitantes ao ensino médio, Preparatório Enem, Educação de Jovens e Adultos (EJA) Pré-Enem Seduc LIVE e PRO Encceja.

Fonte: Ascom/Seduc

COMENTÁRIOS



Realização