segunda, 04 de abril de 2022 às 08h:58

Teve início, nesse domingo (03), o calendário de revisões para o Exame Nacional do Ensino Médio 2022. A primeira edição do Pré-Enem Live de 2022 começou às 8 horas e seguiu até às 11 da manhã, com aulas das disciplinas Matemática, com o professor Wagner Filho; Linguagens, com a professora Hildalene Pinheiro; Biologia, ministrada pelo professor Tércio Câmara; e Redação, com Francisco Rufino.

Com a presença de um intérprete de Libras para garantir a acessibilidade para alunos surdos, as aulas estrearam com o professor Wagner Filho revisando Geometria e explicando o que ele chama de “wagnerismos”, dicas práticas para agilizar com competência as resoluções de questões da disciplina. “O problema é que as vezes somos muito burocráticos e perdemos muito tempo nas questões, mas se vocês entenderem o que eu colocar aqui, vocês vão responder rapidinho”, garante o professor.

Na sequência, a professora Hildalene Pinheiro, com Linguagens, deu ênfase às questões de linguagem verbal, linguagem não-verbal e alguns gêneros textuais. “Se você se deparar com um texto de anúncio publicitário, que usa os dois tipos de linguagens, comece pela imagem, a leitura semiótica precede a leitura verbal”, destacou Hildalene.

Na aula de Biologia, Tércio Câmara abordou as competências 1 e 2 da disciplina, trazendo conteúdos de impactos ambientais e saúde. Redação, com o professor Rufino deu continuidade à live, com o professor explorando os elementos e aspectos relacionados à linguagem dissertativa no Enem.

Entre as aulas, foram apresentados os quadros Bora Papear, onde os professores tiraram dúvidas dos alunos imediatamente após sua participação; Seduc Tá On, que teve a presença de Ivana Cabral, gerente pedagógica da Supes, apresentando Ana Angélica e Luciana Saraiva, coordenadoras adjuntas da Uapi na Uespi.

Além disso, os quadros Bora Ver Filme, com a dica de Abril Despedaçado, filme com direção de Walter Salles e Rodrigo Santoro como protagonista, ambientado no sertão brasileiro no ano de 1910 onde um jovem de vinte anos de idade passa a ser estimulado pelo pai a vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por uma família rival, causada pela rixa que as duas famílias conservam por disputas de terras em meio a vastidão do Nordeste; Fala Consultor, com Felipe Lopes, que falou sobre a importância de manter a calma e o ritmo de estudos enquanto não sai o cronograma oficial, também destacando as datas de justificativa de ausência e solicitação de isenção de taxa.

No quadro Bora Louvar foram homenageados Elifas Andreato, designer gráfico e artista plástico, especialmente reconhecido como ilustrador de inúmeras capas de discos de vinil nos anos 70, incluindo grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Chico Buarque de Holanda, Elis Regina, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Toquinho e Vinícius de Moraes; e Regina Sousa, a atual Governadora do estado do Piauí, sendo a primeira mulher na história a ocupar o cargo no estado.

O Pré-Enem Live, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é aberto ao público e ajuda os estudantes da rede pública estadual de ensino, bem como de outras redes, a se preparar para o certame com revisões on-line, presenciais, salas de aula on-line e conteúdo disponibilizado no site do Canal Educação. As revisões Pré-Enem Live acontecerão em todos os domingos até a semana de aplicação da prova e podem ser acessadas por meio do Canal Educação, no YouTube.

Ascom/Seduc

COMENTÁRIOS



Realização