segunda, 22 de julho de 2019 às 12h:43

O Piauí, através do Canal Educação, dá mais um passo para reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior no nordeste. A capital recebeu durante todo o sábado (20/07) representantes dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão e Pernambuco para conhecerem a metodologia utilizada pela Universidade Aberta do Piauí (Uapi), que tem aulas transmitidas pelo Canal.

O encontro teve como pauta principal a criação da Universidade Aberta do Nordeste. “Estamos no momento de discussão e de alinhamento das próprias necessidades, até porque cada estado tem suas necessidades específicas. Dessa forma, vamos levar este conhecimento daqui para o Ceará, e posteriormente ser discutido no consórcio”, afirma a coordenadora de Formação Docente e Educação a Distância - CED (SEDUC-CE), Vagna Brito de Lima.

Durante a visita, os técnicos conheceram a estrutura do Canal Educação, que transmite aulas ao vivo para estudantes da rede estadual do Piauí, além da educação de jovens e adultos (EJA), Preparatório Enem e Uapi em todos os 224 municípios piauienses.

Os representantes tiveram acesso a toda parte técnica do canal educação e os estúdios de transmissão. Eles puderam ver de perto como as aulas ocorrem pela mediação tecnológica.

“Compartilhamos experiências, vimos de perto as estratégias de educação a distância por meio do Canal. Isso é muito importante para nós que fazemos a educação no Ceará, por isso vamos levar os ensinamentos", pontua a coordenadora Vagna Brito.

O grupo de trabalho também visitou o município de Jatobá do Piauí para assistir uma aula com 45 estudantes da Uapi. Os jovens fazem parte da primeira turma de ensino superior do polo da universidade na Unidade Escolar Professor Francisco Luís de Oliveira.

“Os jovens estão vivendo um verdadeiro sonho, pois os mesmos alunos que terminam o ensino médio aqui na escola, já têm uma visão de ensino superior”, conta a coordenadora Elisângela Oliveira.

ESTUDANTE TINHA SONHO DE TER CURSO DE GRADUAÇÃO

Após terminar o ensino médio, Ferdinand Moura optou por estudar para concursos públicos, conseguindo passar logo em seguida. No entanto, anos depois, a vontade de ampliar os estudos voltou após saber que a Uapi estava com inscrições abertas.

"A mediação me chamou atenção pela facilidade no acesso ao curso em diferentes horários ao longo do dia, pois boa parte dos alunos tem outras ocupações como trabalho ou assistência à família. A modalidade de ensino é totalmente flexível pois trabalho no Maranhão e aos sábados venho para o polo ter as aulas, e fico até mais disponível para o estudo", disse o aluno.

COMENTÁRIOS



Realização