quinta, 14 de julho de 2016 às 16h:54

Videoconferência 14.07Em videoconferência realizada hoje, 14, no estúdio do Canal Educação, gestores e técnicos da Seduc falaram sobre o Programa Educacenso, sistema de coleta de dados via internet do Portal do Inep.

O Censo Escolar, realizado anualmente, sob a coordenação do Inep, é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, além de professores, alunos e turmas. Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.

Durante a reunião, o superintendente de ensino superior, Ellen Gera, enfatizou a solicitação da secretária Rejane Dias para que todos os gerentes de GRE, supervisores, diretores e coordenadores das escolas assumam o compromisso e se empenhem no trabalho de declaração dos dados da primeira etapa do Censo escolar 2016, que se encerra no próximo dia 29 de julho.

Videoconferência 14.07 - Ellen Gera“As escolas devem participar, é importantíssimo esse censo, porque é através dele que conhecemos a realidade das nossas escolas e dessa forma o MEC possa elaborar os programas de melhoria de ensino em nosso Estado”, declarou o superintendente.

Inicialmente, estarão disponíveis no sistema as funcionalidades referentes ao cadastro de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares. No decorrer da coleta, serão liberadas as outras funcionalidades, tais como Relatórios, Fechamento do Censo Escolar, Confirmação de matrícula e Análise Comparativa.

 Para a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem ­ – UNEA, Rizalva Cardoso, a mediação tecnológica contribui muito para a agilização do processo. “Estamos colhendo informações sobre todas as nossas escolas, inclusive as mais distantes e de difícil acesso. Com a mediação tecnológica foi possível chegar a vários desses municípios, tirando as últimas dúvidas dos gerentes e diretores sobre o Censo Escolar”, falou a diretora.

Videoconferência 14.07

Os mais de 180 polos conectados ouviram os esclarecimentos sobre o preenchimento dos dados, via internet, por meio do Educacenso, para a finalização do processo de coleta de dados e posterior envio ao Inep.

“Conversamos diretamente com as escolas, com os gerentes regionais e supervisores de banco de dados, para a gente finalizar nosso processo. Estamos nos ajustes finais para que a gente possa fazer a migração dos dados para o Inep”, afirmou Ellen Gera.

COMENTÁRIOS



Realização