sexta, 30 de abril de 2021 às 16h:44

Com o tema Gestão da Educação Piauiense, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e o Instituto Unibanco realizam um ciclo de sete webinários que serão exibidos pelo Canal Educação. O primeiro episódio do ciclo foi realizado nesta quinta-feira (29) com transmissão pelo Canal Educação e teve como tema Avaliação Educacional em tempos de pandemia.

A diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Seduc (UNEA), Mazé Mendes, representou o Secretário da Educação, Ellen Gera, e destacou a importância da avaliação como ferramenta que analisa o aprendizado adquirido pelos alunos em 2020 e traça novas metas para 2021.

"Falar de avaliação já é tão complexo e nesse contexto de pandemia mais ainda. Mas dado isso, temos que ver como oportunidade, com coragem, determinação e união em busca dos objetivos norteados pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Uma avaliação formativa que predomina os aspectos qualitativos é primordial para mitigar o abandono escolar e garantir a aprendizagem. Então, finalizamos o ano letivo de 2020 e iniciamos 2021 com a fase 1 do programa Juntos pra Avançar, e nesse momento estamos na aplicação da AGI (Avaliação Diagnóstica do Juntos Para Avançar) com a intenção de ter nas mãos os dados para fazer o replanejamento e dar continuidade ao ano letivo com foco nas defasagens. Até o final de maio teremos os dados consolidados e entraremos na fase 2 do programa", enfatizou a diretora da UNEA.

O Superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, afirmou que trabalhar nesse contexto de pandemia com o foco que a rede do Piauí teve, mantendo a oferta da escola pública com qualidade, é um grande avanço.

"Esse evento permite uma integração que traga as devolutivas pedagógicas e que aumentam as chances de apoiar os professores para viabilizar a manutenção dos estudantes na escola e mitigar as perdas de aprendizagem. Queremos deixar instrumentos nas mãos dos professores que facilitem o trabalho e apoiando para que deem o sentido ao processo, criando um ambiente de ensino-aprendizagem adequado ao contexto e que mire uma transição num salto de qualidade", observou o superintendente.

O diretor do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Hesíchia de Sousa Brito, de Piracuruca, representou todos os gestores escolares externando a importância da avaliação. "A avaliação é uma forma do professor mensurar sua ação no processo ensino-aprendizagem. Ela nos dá um feedback na relação com os alunos. A avaliação permite que o professor reflita suas ações e estratégias a fim de que os conhecimentos possam avançar. Passa a ter um caráter motivador, que deve transcender a sala de aula, pois em todas as ações de nossa vida devemos estar pautados em uma avaliação. Então não devemos nos prender apenas às práticas da sala de aula. Ela é um meio e não um fim, para que os alunos vivenciem melhor os conhecimentos", concluiu o gestor.

O próximo episódio acontecerá no dia 27 de maio, às 15 horas, na página do Youtube do Canal Educação.

Fonte: Hélder Rocha

COMENTÁRIOS



Realização